Ganhe até 10% de maneira vitalícia indicando clientes! Saiba mais!

Pequenos investidores chineses adotam DeepSeek em suas operações no mercado

Pequenos investidores chineses adotam DeepSeek em suas operações no mercado

Se você não pode combatê-los, junte-se a eles, é o mantra entre pequenos investidores chineses que estão adotando o DeepSeek e outras ferramentas de inteligência artificial (IA), em nítido contraste com a repressão do governo no ano passado a grandes operadores que usam robôs em suas operações.

Cursos intensivos online cresceram rapidamente e as salas de treinamento estão lotadas de operadores ansiosos para vencer o mercado usando modelos de computador, uma vez que a popularidade do DeepSeek — ele próprio apoiado por um fundo quantitativo — mudou não apenas a trajetória do mercado, mas a percepção do setor de US$ 700 bilhões de hedge fund da China.

A rápida adoção do DeepSeek no mercado de ações da China, dominado pelo varejo, também está provocando mudanças nas corretoras e nos gerentes de patrimônio, ao mesmo tempo em que cria novos riscos para os investidores em um mercado dominado e impulsionado pelo fluxo de caixa de pequenos operadores.

“O futuro é a era digital, e a IA será vital”, disse Hong Yangjun a uma sala lotada de investidores individuais que estavam aprendendo a negociar com IA em um fim de semana de fevereiro.

Assim como a guerra do futuro será travada com drones e robôs, o mercado de ações será um campo de batalha entre computadores, disseram palestrantes à turma em um escritório no centro de Xangai.

Tal devoção contrasta fortemente com o clamor público há um ano contra os fundos quantitativos movidos a computador, vistos como “sanguessugas” por investidores e acusados por órgãos reguladores de contribuir para a injustiça e a volatilidade do mercado.

O setor também foi alvo de uma repressão do governo há cerca de um ano, quando o setor valia US$ 260 bilhões, segundo algumas estimativas.

“O uso de ferramentas quantitativas para escolher ações economiza muito tempo”, disse Wen Hao, um operador de Hangzhou que usa programas de computador para determinar o momento de comprar e vender.

Os gigantes dos fundos dos EUA, incluindo BlackRock, Renaissance Technologies e Two Sigma, já estão usando a IA para investir há algum tempo. Analistas dizem que pequenos gestores de ativos e até mesmo investidores de varejo na China podem se beneficiar do surgimento do modelo de código aberto da DeepSeek.

O ChatGPT está fora de alcance para usuários chineses.

“No futuro, os investidores chineses mudarão completamente a forma como tomam decisões de investimento”, disse Zhou Lefeng, presidente da Xiangcai Securities. “Anteriormente, clientes pediam conselhos de investimento a gerentes de patrimônio. Agora eles pedem ao DeepSeek.”

Larry Cao, analista principal da FinAI Research, disse que está surpreso com o nível de confiança que investidores depositam no modelo, alertando que a IA tem limites.

“As pessoas confiam mais nos modelos de IA do que nos consultores financeiros, o que provavelmente é uma confiança equivocada, pelo menos neste estágio”, disse Cao.

Com chips enfrentando revés, software é a próxima grande aposta em IA

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pequenos investidores chineses adotam DeepSeek em suas operações no mercado no site CNN Brasil.